Velozes e Furiosos

Velozes e Furiosos

A decisão de desonerar determinados setores econômicos – como por exemplo a indústria automobilística – está sempre relacionada à formulação de políticas públicas e é influenciada por considerações políticas, econômicas e sociais.

Governos no mundo inteiro frequentemente utilizam a desoneração tributária como uma ferramenta para promover o desenvolvimento econômico, incentivar o investimento e estimular a criação de empregos. Essa estratégia pode ser adotada como parte de uma agenda política mais ampla, que busca impulsionar setores específicos da economia, atrair investimentos estrangeiros ou promover a competitividade nacional.

Por outro lado, a desoneração tributária pode ser utilizada como uma estratégia para conquistar a simpatia ou o apoio de determinados grupos sociais ou setores da sociedade, especialmente em períodos eleitorais, ou em períodos em que é necessário desviar a atenção por conta de dificuldades em arregimentar apoio político que viabilize um mínimo de governabilidade.

Após ter resistido à semana mais turbulenta desde que tomou posse, com o Congresso prestes a lhe tomar de assalto a estrutura administrativa dos ministérios, o Governo terá de investir numa estratégia muito mais profunda e eficiente que recorrer ao incentivo ao bom e velho “carro popular”, fazendo lembrar o Fuscão do Itamar de 30 anos atrás.

Em tempos de Velozes e Furiosos 10, parece pouco e devagar.

Bom final de semana!

Fale Conosco