Você viu? Nem eu!

Você viu? Nem eu!

Na fábula clássica de Platão, "O Anel de Giges", somos levados a refletir sobre os perigos do poder invisível e a ausência de responsabilização pelas ações. A mensagem transmitida pela história ecoa nos dias atuais, especialmente no contexto empresarial, onde a governança corporativa transparente e os mecanismos de controle dos auditores externos desempenham um papel fundamental na preservação da integridade e na responsabilização dos atores envolvidos.

A transparência empresarial é um princípio que busca iluminar os corredores escuros do mundo corporativo, expondo as práticas, decisões e resultados de forma clara e acessível. É por meio dela que se estabelece uma cultura de confiança, tanto entre os stakeholders internos quanto externos. A transparência é a base da relação de credibilidade que as empresas devem construir com seus acionistas, investidores, clientes e a sociedade em geral.

Em janeiro deste ano, a Americanas divulgou em fato relevante ter encontrado "inconsistências contábeis" da ordem de R$ 20 bilhões em seus balanços. Na terça (13), a varejista assumiu pela primeira vez que houve uma fraude baseado em relatório feito a partir de documentos do comitê de investigação independente, criado no final de janeiro.

O relatório aponta que a fraude ocorria na suposta contratação de bônus junto à indústria – quando fabricantes dão descontos para grandes encomendas. Ocorre que os descontos não ocorreram de fato. Com as supostas negociações vantajosas, a companhia melhorava o seu balanço.

A negligência ou a ausência de mecanismos de controle eficientes podem ter consequências devastadoras. Empresas – como parecem ter feito as Americanas – que fraudam suas próprias demonstrações contábeis colocam em risco a confiança do mercado, enganando investidores e gerando prejuízos significativos ao mercado, do qual tanto se beneficiam.

Administradores, sócios, acionistas e auditores externos podem e devem ser responsabilizados civil e criminalmente por tais práticas, uma vez que a lei brasileira estabelece penalidades para condutas fraudulentas no âmbito empresarial.

Tomara que não sejam invisíveis a ela.

Boa semana!

Fale Conosco