Fundada em Belo Horizonte, empresa investiu R$ 1,18 bilhão em propaganda somente em 2022
A agência de viagens 123milhas pegou muita gente de surpresa ao anunciar, em 18 de agosto, que iria suspender a emissão de passagens e pacotes da linha promocional no período de setembro a dezembro deste ano.
A decisão culminou na abertura de mais de 5 mil reclamações contra a empresa no Procon-SP, além de diversos processos na justiça.
Além disso, cerca de 10 dias após o anúncio, a 123milhas começou a demitir seus funcionários. Em uma planilha compartilhada no LinkedIn, o número de empregados dispensados passava de 250.
Como resultado, a companhia entrou com um pedido de recuperação judicial no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, aceito na última quinta-feira (31). O valor da causa foi estimado em R$ 2,30 bilhões.
A 123milhas
Segundo informações coletadas pela CNN na Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), do governo federal, a agência de viagens 123milhas foi fundada na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, em 2016.
O quadro de sócios da companhia é composto pelos irmãos Ramiro Julio Soares Madureira e Augusto Julio Soares Madureira, no papel de administradores, e pela Novum Investimentos Participações S/A, como sócia.
Ramiro e Augusto também aparecem no quadro societário da Maxmilhas e da HotMilhas.
Segunda maior anunciante do Brasil
De acordo com o ranking Agências & Anunciantes (estudo realizado em parceria com a Kantar Ibope Media e publicado pelo jornal Meio & Mensagem), a 123milhas foi o segundo maior anunciante do Brasil.
Somente no ano passado, a empresa investiu R$ 1,18 bilhão em compra de espaços publicitários em veículos brasileiros.
Em 2021, o investimento tinha sido ainda mais alto. À época, a 123milhas destinou R$ 2,37 bilhões em compra de mídia, o que deu à empresa a liderança do ranking de maiores anunciantes do Brasil.
Para se ter ideia, a 123Milhas investiu mais em compra de espaços publicitários na mídia em 2022 do que gigantes como Samsung, Unilever, Itaú, Bradesco e Banco do Brasil.
Fusão
A 123milhas e a Maxmilhas anunciaram um plano de fusão das empresas em janeiro de 2023.
A segunda empresa também é sediada em Belo Horizonte e foi fundada em 2012 por Max Oliveira. Porém, atualmente, os administradores da 123milhas são os únicos que constam no quadro societário da empresa, sendo Ramiro o presidente, e Augusto no cargo de diretor.
Apesar disso, a Maxmilhas afirma ter operações independentes da 123milhas e diz nunca ter comercializado pacotes “flexíveis”.
“A Maxmilhas é uma empresa independente da 123 Milhas que possui produtos distintos e nunca comercializou produtos categorizados como flexíveis”, disse a empresa em resposta a um usuário no site Reclame Aqui.
Como funcionava a linha “PROMO”
Na dinâmica da linha promocional, a 123milhas disponibilizava passagens aéreas e estadias a preços inferiores aos praticados no mercado, porém, sem data de embarque definida, uma vez que a agência precisava buscar voos e acomodações mais econômicas.
No entanto, a demanda por viagens aumentou no pós-pandemia, o que consequentemente aumentou o preço dos serviços. Com isso, a 123milhas teve dificuldades para encontrar passagens e acomodações que se enquadrassem nos valores oferecidos aos clientes.
A empresa anunciou, na data da suspensão, que os valores gastos pelos clientes com produtos da linha “PROMO” no período seriam “integralmente devolvidos em vouchers, com correção monetária de 150% do CDI”.
Ainda de acordo com a nota, os vouchers poderiam ser usados para compra de outros produtos da 123milhas.
No comunicado, a empresa justificou que sua decisão se deu pela “persistência de fatores econômicos e de mercado adversos, relacionados principalmente à pressão da demanda e ao preço das tarifas aéreas”.
Também nota, a 123milhas confirmou o pedido de recuperação judicial ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais e disse que a medida tem como objetivo “assegurar o cumprimento dos compromissos assumidos com clientes, ex-colaboradores e fornecedores”.
“A Recuperação Judicial permitirá concentrar em um só juízo todos os valores devidos. A empresa avalia que, desta forma, chegará mais rápido a soluções com todos os credores para, progressivamente, reequilibrar sua situação financeira”, diz a nota.
“A 123milhas ressalta que permanece fornecendo dados, informações e esclarecimentos às autoridades competentes sempre que solicitados. A empresa e seus gestores se disponibilizam, em linha com seus compromissos com a transparência e a ética, a construir conjuntamente medidas que possibilitem pagar seus débitos, recompor sua receita e, assim, continuar a contribuir com o setor turístico brasileiro”, conclui a empresa.
Fonte: CNN