A recuperação de créditos tributários é um direito que as empresas possuem que é assegurado pela legislação.
É muito importante que as empresas estejam atentas a essas possibilidades, pois esses serviços possuem o objetivo de reduzir os custos, otimizar as finanças, aumentar o lucro e receber de volta os valores que foram pagos a mais ou de forma indevida.
O que significa recuperação de créditos tributários?
A recuperação de créditos tributários é um serviço que envolve o resgate a partir do levantamento de tributos que foram pagos pela empresa no decorrer dos anos e, para que esse serviço seja feito, é preciso um planejamento tributário correto.
Para que a recuperação de créditos tributários seja feita, é importante fazer um levantamento de dados para identificar de forma correta quais créditos da empresa podem ser recuperados, quantificando e qualificando cada um deles.
Esse serviço tem sido cada vez mais falado, mas é válido lembrar que o ideal é contar com uma equipe de contabilidade para que sejam realizados. Esses profissionais podem ser na própria empresa ou terceirizados.
Como esse serviço é realizado?
Alguns créditos tributários podem acabar sendo pagos de forma indevida durante alguns anos pela empresa.
A equipe ou pessoa responsável pela fiscalização precisa se certificar de que os pagamentos foram feitos de forma correta ou de forma indevida, maior do que o necessário.
Quando o pagamento é feito com um valor maior do que o necessário, é possível fazer a solicitação da recuperação de créditos tributários por vias administrativas.
Quais os benefícios desse serviço?
Quando um levantamento dos tributos é feito de forma minuciosa, é possível identificar as falhas com antecedência para reduzir os riscos da empresa ser autuada ou obrigada a pagar uma multa com juros por conta dessa situação.
Além disso, a recuperação de créditos tributários também ajuda a reduzir as cargas tributárias da empresa, pois ela consegue fazer o pagamento das taxas, impostos e contribuições de forma adequada.
Com isso, é possível reduzir os gastos que a empresa possui com tributos, melhorando a gestão financeira e realizando outros investimentos para contribuir para o crescimento do negócio.
Para que isso seja possível, é importante fazer uma revisão tributária bem abrangente, fazendo o cruzamento de dados e consultando a jurisprudência.
Fonte: Jornal Contábil