Pandemia impulsiona processo de bancarização e inclusão econômica no Brasil

O Banco Central instituiu oficialmente o regulamento do Pix, arranjo de pagamentos instantâneos. Segundo a autoridade monetária, a operação estará disponível para a população a partir de novembro.

O diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central, João Manoel Pinho de Mello, explica que a novidade era um dos pilares da Agenda BC#, que busca aliar inovação tecnológica a uma agenda microeconômica da instituição.
Com potencial de alavancar a competitividade e a eficiência do mercado, o sistema pretende aumentar a velocidade em que pagamentos ou transferências são feitos e recebidos. “O Pix é uma plataforma multifuncional, nela as empresas poderão ofertar diversos instrumentos de pagamentos. Dessa forma, o Banco Central vai ofertar um ecossistema para as empresas”, diz.
De acordo com Mello, esse ecossistema funciona com dois aspectos operacionais. O primeiro é o Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI), plataforma centralizada de liquidação de pagamentos instantâneos. “É a tubulação que faz o dinheiro sair da conta de quem paga e chegar na conta de quem recebe”, ilustra. O segundo aspecto é o Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT), o banco de dados que identifica pagadores e recebedores por chaves ou características.
O tempo operacional do Pix também é mais eficiente. As transferências ocorrem diretamente da conta do usuário pagador para a conta do usuário recebedor, sem a necessidade de intermediários, o que propicia custos de transação menores. “A média que esperamos é de dois segundos, com os limiares de 99% das transações ocorrendo em até 10 segundos e 50% das transações em até seis segundos”, pontua.
Com a atual crise de saúde pública, Carlos Emmanuel Ragazzo, advogado e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), observa que temos um processo de bancarização acontecendo para que as pessoas possam receber o auxílio emergencial. “Pela primeira vez, as pessoas estão se acostumando a usar pagamentos online”, diz.

Além disso, nas empresas e indústrias também afetadas pela pandemia, há a necessidade de fluxo de caixa que faz com que o pagamento imediato retire a ineficiência dentro do sistema.
Para o professor, o Banco Central está agora encaixando a infraestrutura para poder escalar esse movimento.
“É como se fosse uma tempestade perfeita para uma mudança no mercado de pagamentos, em consequência das alterações tecnológicas e culturais que estão ocorrendo”, afirma.
Rodrigo Gruner, diretor de inovação e serviços digitais da Vivo, acredita que o caminho aberto pelo Banco Central é uma oportunidade muito grande de trabalho em conjunto com instituições que estejam atuando nesse mercado.
“O tema do pré-pago é um excelente exemplo de digitalização, o usuário faz o cashing: transforma aquele dinheiro em espécie em algo digital”, explica.
Renato Ciuchini, VP de estratégia e transformação da TIM Brasil, revela que a operadora estuda como integrar essas carteiras com o Pix e transformar esse ambiente além do pré-pago. A sua estimativa é de que as operadores no Brasil gastem, entre arrecadação de fatura e margem de recarga, em torno de R$ 1 bilhão por ano. “Então, com o Pix, existe uma melhora tanto de eficiência quanto da redução de custos muito grande”.
“Talvez a maior carteira digital do país seja o wallet pré-pago das operadoras, que gira em torno de R$ 20 bilhões de reais por ano. Por que ela não pode ser uma wallet de pagamentos além do mercado?”, conclui.

Fonte:Jota, Emylly Alves

Fale Conosco